Dia Internacional da Yoga celebra os benefícios da prática

A relação entre mente e corpo, uma característica da yoga, é, na opinião de Marcos Rodrigues, um chamariz para os praticantes

 24/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 02/08/2016 as 12:42

No dia 21 de junho (terça-feira), comemorou-se o Dia Internacional da Yoga, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para celebrar os benefícios de uma prática que reúne, hoje, muitos adeptos. De fato, no domingo passado, dezenas de pessoas praticaram yoga na Avenida Paulista em evento organizado pelo Consulado da Índia no Brasil. Segundo o site do G1, os

Foto: Graham/Flickr sob licença Creative Commons
Foto: Graham/Flickr sob licença Creative Commons

participantes trabalharam posturas, respiração e meditação, comuns na yoga.

A yoga tem um apelo muito grande em nossos dias, como admite o professor Marcos Rodrigues, do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo). Ele aponta como uma das razões para essa preferência a relação corpo/mente que a prática proporciona para aqueles que buscam um equilíbrio interior. Falando à jornalista Simone Lemos, Rodrigues observa que um dos trunfos da yoga é trabalhar com a mente por intermédio do corpo, algo que está no cerne de filosofias e práticas religiosas orientais.

Rodrigues analisa as diversas variedades de yoga hoje existentes e lembra que essa atividade passou a ser mais visível no Brasil por volta da década de 1950.

Ouça aqui

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.