Desemprego afeta autoestima de trabalhador

Além de impactos nas condições de vida, perder o emprego abala relações pessoais e aumenta sentimento de culpa

 18/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 20/02/2018 as 17:46

Perder o emprego quase sempre provoca sofrimento, tanto para quem ficou desempregado quanto para familiares e amigos próximos. Mas e quando a situação perdura por muito tempo ou obriga o profissional a mudar de atividade e aceitar outros tipos de trabalho?

Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília via Fotos Públicas

Marcelo Afonso Ribeiro, do Instituto de Psicologia da USP (IP), aponta que o trabalho é algo central para a vida das pessoas. E no momento em que se perde o emprego, há a perda “da referência de vida”, já que muitas vezes o indivíduo tem de exercer uma profissão diferente daquela que estudou para garantir sua sobrevivência. Para ele, em tal situação, “a pessoa vai perdendo o sentido do trabalho em seu significado e, ao invés de se tornar algo prazeroso, se torna um fardo”, causando impactos também para as pessoas que convivem com o sujeito, independentemente de seu gênero ou situação socioeconômica. Em muitas situações de desemprego, a pessoa carrega um sentimento de culpa, como se ela tivesse gerado tal situação, ou por uma suposta falta de estudo ou de esforço.

O docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IP considera que o discurso da crise e dos altos índices de desemprego tem forte impacto sobre a população, mas salienta que é necessário que o indivíduo se localize dentro desse discurso e pense o quanto tais números influenciam em sua vida. “Essa avaliação nem sempre é fácil, porque somos sempre ‘bombardeados’ de que a situação ‘está ruim’, diz. Ainda segundo ele, em meio ao sentimento de impotência diante de tal discurso, o trabalhador acaba por se sentir fragilizado em termos de poder de negociação, aceitando trabalhar em situações que normalmente não aceitaria.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.