Desafios ambientais esperam pelo novo governo francês

A redução dos carros movidos a diesel é um obstáculo não superado pela administração de Hollande

 18/05/2017 - Publicado há 7 anos

A mudança de governo na França é o tema da coluna “Sustentáculos” desta semana. Nela, o professor José Eli da Veiga não se atém ao aspecto político da questão, mas sim ao que pode representar para a questão ambiental, mais propriamente para a sustentabilidade. Ele lembra que a França obteve alguns êxitos durante a administração do presidente anterior, François Hollande, notadamente quando da COP 21, durante a qual foi assinado acordo contra a mudança climática. Hollande também conseguiu a aprovação de duas leis importantes, uma sobre transição energética e outra sobre a biodiversidade.

A expectativa é de que o novo presidente francês, o jovem Emmanuel Macron, possa levar adiante algumas ideias que não passaram de propostas na administração anterior, como a frustrada tentativa de Hollande de reduzir o número de carros movidos a óleo diesel, e também de criar a ecotaxa, um imposto sobre veículos pesados, que foi barrado pelos caminhoneiros.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.