Desafio da Lava Jato é entender a corrupção do “caixa um” eleitoral

Segundo analista, a principal preocupação é saber como o sistema de doações eleitorais foi articulado

 13/04/2017 - Publicado há 7 anos


.
Tornaram-se públicos os vídeos da delação de Marcelo Odebrecht. Em um deles, o ex-presidente da empreiteira detalha como se dava a relação entre os executivos das grandes empresas e os políticos.

O doutor em Ciência Política e professor convidado da EACH, Humberto Dantas, analisa o tema em entrevista ao Jornal da USP. Segundo ele, a relação que o empreiteiro expõe já era conhecida havia muito tempo.

Para o professor, no entanto, o desafio da Lava Jato é a compreensão da corrupção das doações eleitorais, o caixa um. Para além disso, está a descoberta de quem articulou esse sistema corrupto de relação entre empreiteiros e políticos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.