Dallari enaltece integração dos jogos olímpicos

A ONU possui 193 países membros, mas há 206 nações representadas nos jogos olímpicos

 10/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 16:14

logo_radiousp790px

Delegação do Kosovo nos Jogos do Rio 2016 - Foto: Divulgação/Rio 2016
Delegação do Kosovo nos Jogos do Rio 2016 – Foto: Divulgação/Rio 2016

Em sua coluna semanal, Pedro Dallari diz-se impressionado com o número de delegações presentes no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ocorrido na última sexta-feira (5/8). Em seu comentário, ele observa que há um  número maior de  delegações (206)  do que o de países membros da ONU (193). E, além disso, há pelo menos uma delegação que reúne atletas refugiados.

O colunista entende  ser muito importante que todas as populações, independentemente das circunstâncias políticas, se sintam representadas na Olimpíada. É, por exemplo, o caso de Taiwan e de Hong Kong – embora representados pela China comunista na ONU, ambas as nações enviaram suas próprias delegações ao Rio de Janeiro, a exemplo do que fez Kosovo, além de territórios do Caribe.

Dallari finaliza sua análise elogiando a iniciativa do Comitê Olímpico Internacional de enviar para os jogos olímpicos uma delegação de refugiados, exemplo maior de integração.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.