Dallari diz que saída do Reino Unido da União Europeia reflete crise da democracia

“Em todo o mundo há um certo desconforto com o quadro da democracia contemporânea”, afirma colunista

 29/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 16:22

 

20161019_inglaterra_colunistadallari
Visual Hunt

O professor Pedro Dallari repercute em sua coluna a saída do Reino Unido da União Europeia, que tanta perplexidade causou no mundo ocidental. Ele fala sobre o impacto que tal decisão representará para o Brasil, mas concentra sua análise sobretudo no que vê como o principal motivo que levou os eleitores britânicos a votarem pela separação: a crise da democracia representativa.

Para os britânicos, segundo Dallari , não há democracia na União Europeia e, portanto, a integração representava, sob esse ponto de vista,  uma perda da soberania inglesa. O colunista compara a crise da democracia da União Europeia à que vivemos hoje no Brasil.

logo_radiousp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.