Cúpula do clima em Paris manteve foco na descarbonização

Encontro, que aconteceu na França, comemorou os dois anos da assinatura do Acordo de Paris

 14/12/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O encontro de cúpula em Paris sobre a questão climática, promovido pelo presidente francês Emmanuel Macron, reuniu, nesta terça-feira (12), chefes de Estados e representantes do mundo financeiro. Entre os principais objetivos da reunião, esteve o de se colocar o foco sobre o processo de descarbonização e a possibilidade de que as inovações tecnológicas tenham maior atenção do sistema financeiro. Segundo o colunista,  a iniciativa atingiu seus objetivos. Mas ele alerta para a necessidade de se observar os desdobramentos concretos do que foi anunciado no evento.

Entre as decisões mais importantes, uma declaração conjunta de fundos e bancos de desenvolvimento dando prioridade completa às energias renováveis, colocando datas para que não haja mais financiamento para energias fósseis.

O Banco Mundial também anunciou que atribuirá, a partir de 2020, uma taxa de US$ 40 por tonelada de carbono emitida nas atividades que ele financia.

Ouça a coluna na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.