Crise dos partidos políticos é desafio a ser enfrentado

O cientista político José Álvaro Moisés enumera cinco pontos que atestam a crise pela qual passa o sistema partidário nacional

 02/05/2017 - Publicado há 7 anos

Em sua coluna semanal para a Rádio USP, o cientista político José Álvaro Moisés continua a tratar do papel dos partidos políticos na atual crise por que passa o País, a partir da constatação, por exemplo, de que eles não são mais vistos como canais de representação para a população. Outro ponto para o qual ele chama a atenção é o fato de os partidos terem perdido a identificação, a formação e a qualificação de novas lideranças políticas. Para piorar a situação, o TSE chegou à conclusão de que alguns dos principais partidos apresentam problemas em suas contas. Da mesma forma, as comissões de ética desses mesmos partidos recusam-se a enfrentar as acusações de corrupção que pesam sobre eles, os quais, por sua vez, apresentam uma dinâmica interna que não flerta com a democracia.

Para Álvaro Moisés, o real papel dos partidos no atual processo democrático nacional é um grande desafio a ser enfrentado.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.