Crise do liberalismo europeu é tema da coluna “Conflito e Diálogo”

Em sua coluna, Marília Fiorillo comenta ensaio da jornalista americana Anne Applebaum sobre a atual regressão da política europeia

 23/10/2017 - Publicado há 6 anos

Um ensaio sobre o declínio do liberalismo na Europa, de autoria da jornalista americana – premiada com o Prêmio Pulitzer – Anne Applebaum, é o tema da coluna “Conflito e Diálogo” desta semana. A professora Marília Fiorillo observa que, além de premonitório – foi escrito antes das eleições legislativas na Áustria, na semana passada, as quais apontaram a vitória do jovem político conservador Sebastian Kurz -, o ensaio é um réquiem de uma Europa que já não mais cultiva valores humanistas.

Anne comenta cinco livros que tratam do mesmo tema – o atual cenário regressivo na política europeia – e exibe “um pessimismo nuançado ou um otimismo cético”, ao apostar que a comunidade europeia ainda possa construir instituições robustas e eficazes. Segundo a ensaísta, a vitória de  Angela Merkel, na Alemanha, e de Macron, na França, podem ser a saída ao selar um compromisso vigoroso com a comunidade europeia, “bem no umbigo de uma política centrista, talvez a única capaz de debelar a crise e deter (…) a destruição da União Europeia”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.