Crise do liberalismo europeu é tema da coluna “Conflito e Diálogo”

Em sua coluna, Marília Fiorillo comenta ensaio da jornalista americana Anne Applebaum sobre a atual regressão da política europeia

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Um ensaio sobre o declínio do liberalismo na Europa, de autoria da jornalista americana – premiada com o Prêmio Pulitzer – Anne Applebaum, é o tema da coluna “Conflito e Diálogo” desta semana. A professora Marília Fiorillo observa que, além de premonitório – foi escrito antes das eleições legislativas na Áustria, na semana passada, as quais apontaram a vitória do jovem político conservador Sebastian Kurz -, o ensaio é um réquiem de uma Europa que já não mais cultiva valores humanistas.

Anne comenta cinco livros que tratam do mesmo tema – o atual cenário regressivo na política europeia – e exibe “um pessimismo nuançado ou um otimismo cético”, ao apostar que a comunidade europeia ainda possa construir instituições robustas e eficazes. Segundo a ensaísta, a vitória de  Angela Merkel, na Alemanha, e de Macron, na França, podem ser a saída ao selar um compromisso vigoroso com a comunidade europeia, “bem no umbigo de uma política centrista, talvez a única capaz de debelar a crise e deter (…) a destruição da União Europeia”.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados