Crescimento econômico brasileiro se depara com problema histórico

Professor Luciano Nakabashi fala sobre medidas importantes para que o País volte a crescer

 05/07/2017 - Publicado há 7 anos

O Brasil enfrenta um problema histórico e estrutural em relação ao crescimento econômico, que há mais de 30 anos afeta a produtividade. Como exemplo, o professor cita que o Regime Militar deixou uma herança negativa nas questões de dívida e alta inflação. Os problemas atuais acontecem pelas falhas na capacidade de planejamento, aumento da interferência do Estado na economia e a perda de capacidade de investimento.

Dessa forma, diz o professor, é necessário melhorar a questão da distribuição de renda para retomar o processo de crescimento e desenvolvimento econômico. Além disso, medidas a longo prazo, como a reforma da Previdência Social e a contenção do crescimento do Estado para uma distribuição mais justa, são alguns exemplos de atitudes a serem tomadas.  Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Luciano Nakabashi.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.