Cresce demanda por profissionais da área de gerontologia

Com cerca de 20 milhões de idosos no País, falta atendimento de profissionais qualificados

 07/05/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Com o envelhecimento da população brasileira, a demanda por profissionais da área de gerontologia aumentou. Entretanto, ainda existem poucos profissionais especializados para atender o público idoso.

Foto: geralt / Flickr via Wikimedia Commons / Domínio público

No Brasil, os idosos, que correspondem a cerca de 20 milhões da população, quando necessitam de cuidados médicos, acabam sofrendo com a escassez de profissionais. Para a professora Luciana Kusumota, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, “além da falta de interesse dos jovens graduandos pela temática, outra dificuldade da área é a falta de profissionais qualificados para formarem novos especialistas”.

Pensando na demanda crescente no País, a EERP desenvolve alguns projetos relacionados à gerontologia, visando à especialização de mais profissionais para o mercado. “Ações como palestras e simpósios são algumas das atividades que realizamos. O intuito é realmente desenvolver o interesse, abrirmos o leque e sair das salas de aula para gerar a atração pelo cuidado com o idoso”, diz Luciana.

Ouça a entrevista no link acima.

Por: Joice Soares

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.