Congresso na USP debate desafios da digitalização da informação

Para professor da ECA, é preciso preparar esses profissionais para o mercado de trabalho do futuro

16/05/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

O IV Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da área de ciência da informação, como biblioteconomia, arqueologia e museologia, com a finalidade de promover a reflexão e o diálogo em torno desses temas emergentes. Francisco Paletta, professor e pesquisador do Departamento de Informação e Cultura da ECA e líder do Grupo de Pesquisa CNPq sobre o Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação e Documentação, falou sobre o evento.

Para o professor, com 1920 inscritos até então e 60 palestrantes, o evento se consolida este ano. “Isso demonstra a assertividade em escolher temas que interessam a toda a comunidade USP que está envolvida com o desafio de organizar, gerenciar, digitalizar, disponibilizar a informação e o conhecimento produzido na USP, nós o devolvemos para a sociedade nessa troca muito rica”, comenta Francisco Paletta.

Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Ele comenta que, atualmente, vivemos a 4ª Revolução Industrial, que aconteceu muito rapidamente, se comparada às anteriores, e traz uma demanda por novas competências na formação do profissional, independente da sua área de atuação. A inserção tecnológica está presente em todas as áreas do setor produtivo. Portanto, não podemos deixar de olhar para os requisitos do futuro no mercado de trabalho e as inovações que precisam ser implementadas dentro da sala de aula e na Universidade.

Entre os temas que serão abordados no evento estão: gestão da informação e do conhecimento, tecnologia e sistemas de informação, biblioteca e repositório digital, digitalização de documentos, conservação e preservação da informação, curadoria digital, ética da informação, humanidades digitais, big data, ciência de dados, internet das coisas e inteligência artificial. Mais informações podem ser consultados no site do IV Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.