Condições do Brexit dependem da postura do Reino Unido à imigração

Eleição de Macron alinha França à Alemanha em posição dura em relação às negociações da saída britânica

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Segundo o vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP), Amâncio Jorge Silva, as negociações entre União Europeia e Reino Unido terão que alcançar um equilíbrio entre austeridade e brandura.

Ele explica que, mais do que uma possível multa, qualquer acordo comercial ou união aduaneira vai depender da posição dos britânicos sobre imigração. Isso porque essa questão envolve a livre-circulação de trabalhadores, principal motivação da ruptura. Além disso, o professor considera que os rumos das negociações podem afetar a percepção de países de fora da Europa sobre a permanência em acordos e blocos econômicos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados