Condenação de Lula aprofunda crise do cenário político

Os rumos da posição política do ex-presidente permanecem uma incógnita

O juiz Sérgio Moro condenou nesta quarta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso tríplex.

Humberto Dantas, doutor em Ciência Política pela USP e professor convidado da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) no curso de Gestão Pública, entende que este é um cenário ainda por terminar. Ele destaca que Lula continua tendo uma capacidade significativa de aglutinação de grande parte do eleitorado em torno de sua figura política.

Foto: Paulo Pinto/AGPT

O professor percebe também que trata-se de um momento de profunda incerteza e fragilidade institucional. Tanto que há margem para as mais diversas narrativas sobre o que ocorre no país, muitas delas baseadas mais em sentimentos e perspectivas pessoais que em fatos.

Dantas ainda se pergunta quem poderia tirar vantagem com a negativação da imagem do ex-presidente, argumentando que nenhum partido conseguiria capitalizar diretamente com esta situação.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.