Conceito de espaço público mudou, diz Wisnik

Wisnik: “a cidadania entendida como liberdade e uso pelo direito de apropriação cotidiano dos habitantes de uma cidade”

cab_wisnik

20161005_habitantes_colunistawisnik
Foto: Reprodução

O espaço público, um tema amplo, que requer muitas discussões, aparece como destaque na coluna semanal do professor Guilherme Wisnik para a Rádio USP. Ele mostra que o conceito de espaço público, desde sempre ligado à propriedade, está mudando.

Hoje, a discussão se deslocou para a apropriação pelo uso, uma forma de exercício da cidadania, que se traduz em uma apropriação temporária e simbólica e que vai contra o direito de propriedade. Wisnik cita como exemplo dessa guerra não explícita de valores a ocupação recente de escolas estaduais por estudantes secundaristas.

logo_radiousp