Comprar pode se tornar um vício que atinge ricos e pobres

Cerca de 8% da população mundial sofre de compulsão por compras, segundo dados da OMS

 04/04/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

A chamada oniomania é a doença que se caracteriza por um vício em comprar ou gastar. A pessoa não consegue controlar seus impulsos e acaba gastando mesmo quando está cheia de dívidas. Um problema que atinge mulheres, homens, idosos, crianças, ricos ou pobres.

As desculpas mais comuns para os gastos excessivos são do tipo: “Vou comprar esse vestido porque preciso”; “está na promoção, metade do preço, não dá pra não comprar”, ou “vou me dar essa bolsa porque mereço”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 8% da população mundial sofre de oniomania. No entanto, é muito comum as pessoas terem a compulsão e não admitirem o vício.   

O tratamento para a doença passa por duas áreas: a psicológica, para tratar o problema emocional que leva a pessoa a comprar compulsivamente, e a financeira, em que ela começa a planejar cada gasto e tenta renegociar as dívidas.

Para Carolline Rangel, psicóloga do Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, o comportamento da compulsão tem dois momentos: primeiro, seria uma satisfação parcial daquele desejo e, no segundo momento, a angústia ou arrependimento.

Ela aconselha procurar atendimento psicológico para a pessoa falar sobre o assunto, conseguir localizar o problema e tratá-lo. Segundo a especialista, o tratamento é individual, mas primeiro é preciso identificar a doença.

Ouça a entrevista no link acima.

Por Júlia Gracioli

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.