Colunista relembra setembrada de 1966

Duas medidas ditatoriais impeliram os estudantes da época a permanecerem unidos: a oposição à lei que pretendia enquadrá-los e o repúdio a um pedido de ajuda dos EUA

logo_radiousp790px

Movimento estudantil de 1968 - Foto: Evandro Teixeira/Museu Afro Brasil
Movimento estudantil de 1968 – Foto: Evandro Teixeira/Museu Afro Brasil

Em setembro de 1966, portanto, há 50 anos, milhares de estudantes universitários saíram às ruas em protesto contra a ditadura e sua política educacional, em um movimento que se tornou conhecido como setembrada. Na efervescência que marcou a época, um episódio emblemático foi a brutal desocupação da Faculdade de Medicina da atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

.