Colunista fala sobre o carnaval “engajado” da Paraíso do Tuiuti

Para Wisnik, o enredo da escola de samba acabou levando a uma reflexão sobre o próprio significado do Carnaval

 01/03/2018 - Publicado há 6 anos

Desfile da Paraíso do Tuiuti na Sapucaí, no Carnaval do Rio 2018 – Foto: Gabriel Nascimento / Riotur via Fotos Públicas

Segundo lugar do Carnaval carioca deste ano, a escola de samba Paraíso do Tuiuti, da zona norte do Rio de Janeiro, surpreendeu na avenida com um enredo cujo tema, sobre o fim (?) da escravidão no Brasil, chamou a atenção do colunista Guilherme Wisnik, que fala sobre isso em sua coluna “Espaço em Obra”. Numa festa genuinamente popular, mas com grande poder de iludir e manipular a população, a escola carioca encontrou num discurso crítico a forma de abrir brechas e atingir o objetivo de despertar a reflexão crítica do público.

Temas como injustiça e agravamento de situações de exclusão – que “permaneceram como traços estruturais na nossa sociedade” – foram abordados pela escola em sua passagem pelo Sambódromo da Marquês de Sapucaí.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.