Colunista aponta que consumo de petróleo e terrorismo estão associados

A dependência mundial do petróleo do Oriente Médio vem crescendo e atingiu o maior nível desde 1975

 18/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 30/03/2017 as 18:17

cab_gilson

Nice / França - Foto: Wikimedia Commons
Nice / França – Foto: Wikimedia Commons

Em sua coluna “Iconomia”, o professor Gilson Schwartz analisa as motivações econômicas dos recentes atentados terroristas na Europa. Segundo ele, o terrorismo está diretamente relacionado à estabilidade política e econômica do Oriente Médio, e esta estabilidade depende, quase exclusivamente, de um produto: o petróleo.

Schwartz explica que as consecutivas quedas no preço do petróleo geraram um aumento significativo do seu consumo em todo o mundo, o que dificultou, inclusive, os investimentos em pesquisas de fontes alternativas de energia. Segundo a Agência Internacional de Energia, aumentou a dependência mundial do petróleo do Oriente Médio, atingindo o maior vínculo desde 1975. O professor alerta para o risco das disputas pelo poder nestes espaços, já que se trata de uma região instável e associada a um produto estratégico geopoliticamente como o petróleo.

Acompanhe o comentário do professor Gilson Schwartz:

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.