Professor analisa a diversidade na semântica do estereótipo

Segundo Alexino Ferreira, o preconceito necessita de estereótipos para se processar, ao passo que a discriminação já seria a efetivação do preconceito

 14/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/04/2017 as 14:55

20161024_pessoas_colunistalexino
Foto: Visual Hunt

“Ao se falar em diversidade, é impossível não mencionar preconceito, discriminação, racismo, estereótipo.” A afirmação é do colunista Ricardo Alexino Ferreira para sua coluna “Diversidades”, que trata justamente dessas terminologias.

Segundo ele, elas envolvem as relações interpessoais, geralmente marcadas pela ideia de superioridade de um indivíduo, ou grupo, sobre o outro.

Alexino observa, contudo, que cada uma dessas terminologias tem sentido diferente e pode ou não ser considerada crime. Em seguida, ele se propõe a elaborar os diferentes conceitos que definem esses termos.

Logo da Rádio USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.