Direitos humanos garantem proteção às minorias

Pedro Dallari aponta necessidade de se avançar no tema, mas progressos significativos vêm sendo realizados

 19/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 20/02/2018 as 17:47

Logo da Rádio USP

Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP, afirma que a pauta dos direitos humanos passou a ter um papel crescente após a Segunda Guerra Mundial, citando a Declaração Universal de 1948, que desenvolveu uma série de regras de proteção aos direitos raciais, das mulheres, crianças e, mais recentemente, de garantias às pessoas com deficiências físicas e psicológicas.

Segundo ele, ainda há muito a se avançar no tema, mas a existência de instrumentos de proteção aos direitos humanos “viabiliza progressos significativos nessa área, fundamentais na perspectiva de conformação de um mundo globalizado, no qual a cidadania tenha um peso significativo”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.