Coluna “Ciência e Cientistas” estreia na próxima semana

Os avanços recentes da ciência e a dimensão humana dessa atividade serão temas abordados

01/03/2018 - Publicado há 6 anos

A colunaCiência e Cientistas estreará na próxima semana e será apresentada pelo professor Paulo Nussenzveig, do Instituto de Física da USP, presidente da Comissão de Pós-Graduação e coordenador do Programa de Pós-Graduação do instituto e membro do International Council da Optical Society. Os temas abordados serão os avanços recentes da ciência e histórias de cientistas, procurando mostrar a dimensão humana dessa atividade, contados por um cientista.

Em entrevista à Rádio USP, o professor Nussenzveig conta que o objetivo da coluna é fazer com que os ouvintes entendam as novidades da ciência, conheçam avanços recentes, conhecendo também a história de como todas essas conquistas foram concebidas. Na opinião dele, transmitir essas informações e o porquê dessas descobertas serem úteis para a sociedade é dever dos cientistas.

A coluna tratará ainda nomes de destaque da ciência. Para Paulo Nussenzveig, falar sobre essas figuras importantes é um desafio, já que a ciência é sempre um empreendimento coletivo. Ainda que alguns nomes ganhem destaque, são as atitudes desses cientistas que devem ser admiradas, evitando “cultuar a figura”.

“Ciência e Cientistas” estreará na próxima quinta-feira. A coluna irá ao ar semanalmente, às 10h50.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.