Código de Obras de S. Paulo traz avanços, diz colunista

Para a professora Raquel Rolnik, o código traz inovações importantes ao estabelecer regras para as construções

 18/05/2017 - Publicado há 7 anos

À espera de uma solução desde a gestão anterior, o Código de Obras de São Paulo foi finalmente sancionado pelo prefeito da Capital, João Doria. O código estabelece regras para as construções, que devem ser obedecidas, principalmente em questões como insolação, segurança contra incêndios, segurança estrutural etc.

A colunista Raquel Rolnik diz que o código traz avanços ao deixar de detalhar minúcias relativas às construções de casas e apartamentos, aumentando, por outro lado, a responsabilidade técnica do arquiteto ou do engenheiro que assina o projeto, o que torna todo o processo muito mais ágil. A professora destaca ainda a introdução no código de um capítulo dedicado a tratar da reforma e readaptação de edifícios antigos.

Nem tudo, porém, são avanços. Um  dos pontos negativos está relacionado à isenção de multas para templos religiosos e moradias sociais, que deixam de estar obrigados a cumprir certas regras. Ouça o comentário no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.