Cientistas discutem como melhorar reprodutibilidade da pesquisa

Faculdade de Medicina debate padrões de metodologia de estudos para garantir confiabilidade de resultados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

A possibilidade de um experimento publicado ser reproduzido em outro laboratório e assim obter o mesmo resultado é central para que o estudo científico seja confiável.

Segundo o professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Heraldo Possolo, diante da percepção de que artigos não contavam com metodologia suficientemente detalhada a ponto de serem reproduzidos por outros cientistas, surgiu a discussão no meio acadêmico da importância de maior rigor metodológico.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Assim, se tornam necessários ajustes como aderir a um padrão de conduta e compartilhamento de bancos de dados. O professor explica que essas mudanças já estão sendo postas em prática pelas agências de fomento e publicações científicas.

O I Simpósio sobre Reprodutibilidade em Ciências Biomédicas acontece na Faculdade de Medicina, nos dias 29 e 30 de junho. Mais informações no site do evento.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados