Cidadãos estão mais conscientes das suas escolhas alimentares

Apesar de domínio da produção com agrotóxicos, iniciativas para alimentação saudável podem ser bem-sucedidas

 08/06/2017 - Publicado há 7 anos

Segundo a pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), Semíramis Domene, a segurança alimentar está relacionada à capacidade dos produtores em escolher o que produzir e dos cidadãos de que alimentação adotar, sem depender da tecnologia dos agrotóxicos.

Alimentos frescos e saudáveis – Foto: Divulgação  / Unilever Food Solutions

A pesquisadora explica que esses produtos químicos estão muito presentes nos alimentos e na própria produção de seus ingredientes. O perigo está no consumo desses alimentos, que estão ligados à ocorrência de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Apesar disso, Semíramis afirma que a conscientização da sociedade sobre nutrição está aumentando e que há iniciativas para alimentação orgânica com chance de sucesso, se bem organizadas.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.