Chocolate pode prevenir risco de AVC

Professor Octávio Pontes Neto estudo que analisou o consumo moderado de chocolate para prevenir doenças cardiovasculares

 04/07/2017 - Publicado há 7 anos

Nesta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre estudo recente realizado na Dinamarca, com mais de 55 mil pessoas, que comprovou que o uso moderado de chocolate, principalmente com 70% ou mais de cacau, está associado a menor risco de fibrilação atrial. Essa doença, que é uma arritmia cardíaca, está associada ao risco de demência e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O efeito vem das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dos flavonoides, que são substâncias contidas no cacau. Ele ressalta que o consumo deve ser moderado para evitar problemas como o diabete. Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Octávio Pontes Neto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.