Chegada do inverno aumenta preocupação com a saúde dos mais vulneráveis

O professor Paulo Saldiva diz que cardíacos e indivíduos com problemas respiratórios são os que mais sofrem nesse período

 26/06/2017 - Publicado há 7 anos

O inverno chegou, trazendo um pacote de preocupações para aquelas pessoas mais suscetíveis a sofrerem com as baixas temperaturas. O frio aumenta o metabolismo e a frequência cardíaca como meio de gerar mais calor. Com isso, pessoas que já sofrem com problemas cardíacos tendem a dobrar suas preocupações, da mesma forma que os portadores de diabete, os idosos e as crianças, além, é claro, dos indivíduos que sofrem com problemas respiratórios.

Nas noites mais frias, quando as temperaturas caem abaixo de 18 graus, a mortalidade por doenças cardiovasculares e respiratórias  é uma ameaça sempre à espreita, chegando a ser de mais de 50% . Para combater o frio, não há outro jeito, a não ser agasalhar-se bem, principalmente nos períodos mais gelados do dia. O inverno é um período que demanda muita atenção, sobretudo em relação aos moradores de rua. Confira acima o link com o comentário do professor Paulo Saldiva.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.