Carros sem motoristas antecipam o futuro

De acordo com Ciro Marcondes, os carros que se autodirigem ainda estão em fase experimental

 31/03/2017 - Publicado há 7 anos

cab_ciro_marcondes

O futuro chegou ao setor de transportes. Nos Estados Unidos, a empresa Uber deverá introduzir, nas próximas semanas, carros sem motoristas na sua frota em Pittsburgh, talvez um prenúncio do que poderá acontecer dentro de algumas poucas décadas. Os veículos autodirigidos irão apanhar os passageiros da mesma forma como os veículos Uber normais. Caberá aos passageiros decidir se embarcam ou não nessa “onda”.

De todo modo, o anúncio da Uber – que já tem concorrentes – indica uma aceleração nos planos da empresa de oferecer táxis autônomos para o público em todo o mundo. Será o fim dos motoristas de carne e osso? E o lado social, como fica nessa história? Ouça acima a coluna do professor Ciro Marcondes e descubra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.