Carros autônomos são mais seguros que os convencionais

Para professor da USP, a maioria dos acidentes acontece por falha humana

 17/04/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Muitos defendem que carros autônomos são o futuro do mercado automobilístico. A General Motors, por exemplo, dona da Chevrolet, anunciou investimento de mais de US$ 100 milhões nessa categoria. Esses carros fazem todo o papel do motorista humano, os programas de computadores e sensores determinam a todo momento as ações que devem ser tomadas e as efetuam.

O professor Denis Fernando Wolf, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos e coordenador do Laboratório de Robótica Móvel, sustenta que a maior parte dos acidentes acontece por falha humana, portanto, carros autônomos são mais seguros. Além disso, apesar das iniciativas no Brasil serem recentes, já existem universidades que constroem protótipos desses veículos. 

Ouça a matéria no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.