Carros autônomos são mais seguros que os convencionais

Para professor da USP, a maioria dos acidentes acontece por falha humana

17/04/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Muitos defendem que carros autônomos são o futuro do mercado automobilístico. A General Motors, por exemplo, dona da Chevrolet, anunciou investimento de mais de US$ 100 milhões nessa categoria. Esses carros fazem todo o papel do motorista humano, os programas de computadores e sensores determinam a todo momento as ações que devem ser tomadas e as efetuam.

O professor Denis Fernando Wolf, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos e coordenador do Laboratório de Robótica Móvel, sustenta que a maior parte dos acidentes acontece por falha humana, portanto, carros autônomos são mais seguros. Além disso, apesar das iniciativas no Brasil serem recentes, já existem universidades que constroem protótipos desses veículos.

Ouça a matéria no player acima.