Carro-robô ajuda Defesa Civil na prevenção de alagamentos

Equipamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas analisa riscos em locais de difícil acesso

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn4Print this pageEmail

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) desenvolveu um carro-robô que pode ser utilizado para analisar problemas estruturais e de obstrução em galerias pluviais de municípios. Denominado VInCE (Veículos para Inspeção em Condições Especiais), o equipamento, de tamanho um pouco maior que uma caixa de sapato, foi testado pela primeira vez em Agudos, cidade do interior de São Paulo.

O pesquisador Caio Cavalieri explica que o robô pode fazer uma inspeção de 20 a 30 minutos por bateria utilizada e coleta de material fotográfico e em vídeo para auxiliar as ações da Defesa Civil. Ele compara o procedimento à endoscopia, que faz registros visuais para a compreensão do problema.

Além disso, o também pesquisador Marcelo Gramani comenta que esses registros podem servir de prevenção a alagamentos. Ao identificar os problemas, a Defesa Civil pode atuar, evitando que a temporada de chuvas de dezembro a março cause danos aos moradores da cidade.

A expectativa é desenvolver e popularizar o equipamento entre os municípios paulistas no futuro. Atualmente, a equipe do IPT realiza testes de visitas a galerias das cidades para diagnosticar problemas.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn4Print this pageEmail

Textos relacionados