Cana-de-açúcar tem diversas aplicações na indústria

Laboratório da ESALQ beneficia qualidade da planta, o que reflete nas características de seus derivados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

A cana-de-açúcar é muito importante não apenas para a produção dos grãos adocicados, mas também por outros derivados de ampla utilização na indústria e energia. O professor do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), Cláudio Lima de Aguiar, fala das diversas aplicações da cana e destaca a grande produção do Brasil.

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT via Fotos Públicas

Segundo o pesquisador, de 2% a 2,5% do PIB nacional são provenientes deste tipo de agricultura. Aguiar comenta também sobre a evolução tecnológica no cultivo e colheita da cana-de-açúcar, ressaltando a intensa mecanização das plantações, o que permitiu o abandono das queimadas, mas por outro lado, fez crescer a quantidade de pragas.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados