Campanha de prevenção de diabete e hipertensão no campus Butantã

Embora assintomáticas, doenças como diabete e hipertensão podem resultar em graves problemas de saúde

27/09/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Divulgação/FCF-USP
Campanha de 2015 na FCF-USP – Foto: Divulgação/FCF-USP

Acompanhe a entrevista da repórter Marcia Avanza com a coordenadora discente da Campanha de Diabetes e Hipertensão da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Mariana Navarro.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo realiza, desta terça-feira (27) até a próxima quinta-feira (29), a 16ª Campanha de Diabetes e Hipertensão. A informação, em entrevista à repórter Marcia Avanza, é da coordenadora discente da campanha, Mariana Navarro. Nos dias de campanha, serão realizados exames de glicemia e aferição de pressão arterial e de circunferência abdominal. De acordo com Mariana, aquelas pessoas que, eventualmente, tenham seu exame de glicemia alterado também realizarão exame de dosagem de colesterol. As pessoas que participarem da campanha receberão ainda informações e orientações sobre prevenção e sintomas de doenças relacionadas ao diabete e à hipertensão, além de dicas sobre dietas e a importância da prática da atividade física.

20160927_fcf_campanha_logoA expectativa, segundo Mariana, é de receber cerca de mil pessoas durante os três dias de campanha, mas ela alerta que é importante que os participantes compareçam em jejum, a fim de que o exame de glicemia não saia alterado. Ela lembra ainda que, pela condição de serem  alunos, os promotores da campanha não poderão dar diagnóstico, apenas realizar exames e, caso necessário, encaminhar eventuais pacientes para atendimento especializado.

“É importante que as pessoas façam exames regularmente”, diz Mariana, “e passem por um médico. Doenças como diabete e hipertensão são assintomáticas, mas podem causar consequências sérias à saúde, como problemas cardiovasculares e AVC (derrame cerebral)”, alerta a estudante.

A 16ª Campanha de Diabetes e Hipertensão vai acontecer na própria Faculdade de Ciências Farmacêuticas,  à Avenida Lineu Prestes, 580, na garagem do bloco 13 B, das 8h às 12h.