Café não provoca câncer, conclui OMS

A entidade retirou o café da lista de produtos cancerígenos, mas alertou que bebidas quentes podem causar câncer de esôfago

 22/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 23/06/2016 as 17:50
Por
Foto: Creative Commons
Foto: Creative Commons

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que não existem provas conclusivas de que o café provoque câncer. Pelo contrário, a entidade informa que estudos recentes mostram que o café pode até diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

A organização, no entanto, alerta sobre o consumo de bebidas quentes, acima de 65 graus Celsius, que pode provocar câncer em órgãos como o esôfago. No entanto, o gastroenterologista Ricardo Barbutti, do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), diz que existem algumas evidências, mas que ainda não há comprovação.

Acompanhe a entrevista dele à repórter Marcia Avanza.

Logo da Rádio USP

 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.