Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo

Número de vagas nos presídios é metade dos 726 mil presos

 18/12/2017 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

A situação carcerária chegou a um nível de saturação inédito no País. Segundo o Ministério da Justiça, existem dois presos para cada vaga disponível.

Com dados atualizados até junho de 2016, o Ministério informou que são 726 mil presos, o que faz a lotação dos presídios atingir 197%, e 40% dos presos são provisórios, ou seja, ainda não foram condenados.

O Brasil é hoje o terceiro país do mundo em número de presos, atrás apenas  dos Estados Unidos e da China. Para aumentar as vagas no sistema carcerário brasileiro e abrigar adequadamente os presos,  seria necessário um investimento de R$ 12,9 bilhões.

O professor de Direito Penal da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Cláudio do Prado Amaral, critica o que chama de aprisionamento excessivo de apenados. Para o professor, existem alternativas para os condenados pagarem pelos crimes, sem necessariamente estarem presos.

Penas alternativas e controle eletrônico, como as tornozeleiras, segundo o professor, podem ser parte dessa solução.

Por Ferraz Junior


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.