Brasil precisa mudar modelo econômico para superar estagnação

Ex-ministro da Fazenda Luiz Bresser Pereira aponta a necessidade de combate à irresponsabilidade cambial

Economista, professor e ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira organizou a nova edição da revista Estudos Avançados, do Instituto de Estudos Avançados (IEA). A publicação de número 89 trata de como o Brasil vai superar a crise na economia.

Imagem: Divulgação / IEA USP

Em entrevista, o professor explica que o modelo econômico liberal adotado pelo Brasil a partir dos anos 1990 não resolve o problema da estagnação de crescimento. Segundo ele, a solução está em adotar uma política econômica novo-desenvolvimentista. O ex-ministro diz que enquanto o modelo liberal dispõe de austeridade e ajuste fiscal, a política novo-desenvolvimentista superaria a estagnação econômica ao aplicar também um ajuste cambial.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.