Brasil ainda precisa de lei de proteção de dados na internet

Para pesquisador de cibernética, uso indevido de informações diminui privacidade e liberdade de usuários

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn3Print this pageEmail

Segundo o estudante do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP e membro do Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (Nets), Victor Veloso, o Brasil precisa de uma regulamentação quanto à proteção de dados na internet, a fim de garantir a privacidade dos cidadãos.

The matrix – Ilustração: Wikimedia Commons

Ele explica que as informações são coletadas em diversas plataformas, como Google e Facebook, com o consentimento dos usuários nos termos de uso. No entanto, o risco está na utilização dos dados para além de interesses econômicos – aparecimento de anúncios baseados no comportamento na rede -, com possíveis repasses aos governos.

O estudante considera que a vigilância e a captação dos dados pode retirar a privacidade dos cidadãos e cercear sua liberdade, uma vez que sabem do monitoramento do seu comportamento.

A coalizão Direitos na Rede promove a campanha Seus dados são você: Liberdade, proteção, regulação para tratar da garantia de privacidade dos dados na internet brasileira.

Mais informações no site: direitosnarede.org.br

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn3Print this pageEmail

Textos relacionados