Avaliação de guia de prática clínica colabora para bom tratamento

Projeto Chronide verifica transparência de publicações que trazem recomendações sobre doenças crônicas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

1212

Segundo a professora do curso de Farmácia da UNIFESP e pós-doutoranda da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP,  Daniela Melo, a avaliação dos guias de prática clínica procura verificar a transparência desse tipo de documentos. Com isso é possível confirmar a confiabilidade das recomendações publicadas.

Foto: Renato Araújo / Agência Brasília via Fotos Públicas

Ela explica que países com sistemas de saúde tendem a ter guias. No caso brasileiro, há o Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Entretanto, é mais comum haver guias de sociedades médicas. Um exemplo disso é que  pesquisa realizada pelo Projeto Chronide estudou as recomendações de 15 doenças crônicas e para apenas 6 dessas havia guias do Ministério da Saúde.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados