Aumento de competitividade exige educação e qualificação

Nesta semana, Nakabashi fala sobre inovações tecnológicas no setor industrial

 15/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 23/11/2017 as 15:18

Logo da Rádio USP

Na coluna “Reflexão Econômica” desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o desenvolvimento tecnológico na indústria. A chamada indústria 4.0 gerou mudanças tecnológicas durante a quarta Revolução Industrial, com inteligência artificial, internet, tecnologia da informação, nanotecnologia, sensores integrados ao processo produtivo, impressão 3D e biotecnologia. Com essas inovações, as indústrias aumentam a produtividade, reduzem custos e até colocam novos produtos no mercado.

Nakabashi diz que, para aumentar a competitividade do Brasil, muitas questões ainda precisam ser resolvidas. Entre elas, a educação de base e de qualificação, por exemplo, como o ensino médio profissionalizante. “Além do sistema tributário, que deve ser reformado para reduzir a burocracia”, enfatiza. Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.