Aumento de CO2 em florestas tropicais causa benefício temporário

Maiores temperaturas e concentração de gás carbônico estimulam fotossíntese e melhor crescimento das árvores

 09/05/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Logo da Rádio USP

Estudo publicado nos Estados Unidos indica que alta de temperatura e chuvas favorecem crescimento de florestas tropicais. O pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Marcos Buckridge, explica que esse benefício é apenas temporário.

Foto: Cecília Bastos / USP Imagem

Segundo ele, o aumento de temperatura traz a alta do gás carbônico, que é utilizado pelas árvores para a fotossíntese. Esse processo é chamado de efeito de fertilização. No entanto, o professor explica que as plantas têm uma capacidade máxima para a fotossíntese. Dessa forma, se a temperatura ultrapassar o limite das árvores, o efeito passa a ser maléfico. Buckridge comenta também o efeito do fenômeno da fertilização no futuro dos biomas brasileiros.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.