Novo sistema de segurança é testado na Cidade Universitária

O projeto prevê o desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial para câmeras de vigilância

 03/08/2017 - Publicado há 7 anos
Por

A Escola Politécnica da USP (Poli), em parceria com a empresa de tecnologia chinesa Huawei, desenvolve sistema de monitoramento por câmeras com inteligência artificial e reconhecimento de face. O Smart Campus faz parte de um esforço de pesquisa para estudar os processos de transformação digital pelos quais passam muitas cidades no mundo, conta o professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, Sergio Takeo Kofuji.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O pesquisador destaca como um dos aspectos mais importantes do estudo levantar discussões acerca do planejamento de um sistema que contemple a questão da privacidade em toda sua extensão, além de pensar na aplicação de inteligência artificial para um monitoramento mais preciso. Kofuji prevê que o projeto auxiliará no levantamento de estatísticas não só para uma melhor vigilância, mas também prevenção de acidentes e crimes na Cidade Universitária.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.