Público também exerce a função de “antimuseu”, diz Grossmann

Público é necessário para os museus e faz com que eles repensem seu desempenho e sua função na sociedade, afirma o professor

 05/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 10/04/2017 as 15:43

.
O público também atua como “antimuseu” – termo cunhado pelo professor Martin Grossmann para designar qualquer iniciativa que represente uma crítica à ideia tradicional de museu. Foi o que Grossmann afirmou na sua coluna, “Na Cultura o Centro Está em Toda Parte”, que foi ao ar no dia 5 de abril. Para o professor, o público tem papel de protagonista, porque é ele que garante sobrevivência do museu, que precisa de recursos para cumprir sua missão. “Isso faz com que os museus repensem a sua função na sociedade e o seu próprio desempenho.”

Grossmann citou dois exemplos de instituições em que o público exerce a função de “antimuseu”: o Centre National d’Art et de Culture Georges-Pompidou, em Paris, e a Tate Modern, de Londres. Segundo ele, esses museus têm a clara proposta de ser espaços voltados para o público, um espaço de participação e de interação com a sociedade.

Ouça no link acima a íntegra da coluna.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.