Ativismo urbano para uso do espaço público se choca com regressão política

Para Guilherme Wisnik, os movimentos de reivindicação pelo espaço público nos últimos anos sinalizam uma mudança comportamental da sociedade, que não abre mão de se fazer representar nesse sentido

 06/10/2016 - Publicado há 8 anos
Logo da Rádio USP

 

O Minhocão - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O Minhocão – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

A Avenida Paulista aberta para pedestres, a batalha pelo Parque Augusta, o uso do Minhocão aos domingos, as dinâmicas na Praça Roosevelt  são apenas alguns  sinais da maturidade a que chegou o ativismo urbano em sua reivindicação por renovados usos do espaço público. Esse amadurecimento ativista corre paralelo a uma regressão política, como o resultado das eleições municipais no último domingo deixou claro, na visão de Guilherme Wisnik, para quem esses fenômenos não podem ser analisados separadamente.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.