Atividade física ajuda na recuperação de mulheres com câncer de mama

O exercício físico devolve a autoestima das pacientes, evita inchaço nos braços e a reincidência da doença

.
A coluna “Corpo e Movimento” irá tratar de um assunto muito importante, que é a atividade física como aliada na recuperação de doenças como o câncer. O Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) da USP participa de um programa no qual  mulheres sobreviventes de câncer de mama praticam o remo. O exercício evita linfonodos (inchaço nos braços), muito comum em mulheres que tiveram a doença, diminui a possibilidade de reincidência do câncer e eleva a autoestima das alunas. As pacientes foram encaminhadas pelo Instituto do Câncer de São Paulo depois de já terem passado pelo tratamento.

O professor José Carlos Farah fala dos resultados obtidos pelas mulheres que fazem parte do programa Remama.