As origens dos elementos que formam tudo que conhecemos

A genealogia dos elementos químicos é assunto desta edição da coluna “Entender Estrelas”, com o astrofísico João Steiner

 31/03/2017 - Publicado há 7 anos

cab_steiner

Antes tidos como “dados da natureza” e despertando pouca curiosidade dos cientistas sobre sua origem, a ciência mais recente investigou e agora conhece onde e como os átomos dos diversos elementos químicos foram formados. Sabe-se que cada elemento tem uma história e um processo de formação, que estão relacionados às massas das estrelas de onde vieram. Mas todos os os 92 elementos naturais conhecidos – do leve e abundante hidrogênio ao pesado e valioso ouro – tiveram no intenso calor das estrelas sua forja.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.