Estrelas já eram estudadas bem antes do telescópio

Na ciência grega o astrônomo Hiparco (a.C.) foi o primeiro a observar o céu, deixando um catálogo com cerca de 800 estrelas

 18/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 03/04/2017 as 13:46

cab_steiner

Tycho Brahe - Foto: Wikimedia Commons
Tycho Brahe – Foto: Wikimedia Commons

logo_radiousp_790px
.
O céu sempre foi algo que fascinou a humanidade. Antes mesmo da invenção do telescópio, as pessoas criavam teorias sobre o que são as estrelas e quais são as forças que regem o movimento dos corpos celestes. No século 16, o dinamarquês Tycho Brahe fez observações dez vezes mais precisas e que serviram  mais tarde a Johannes Kepler para descobrir uma harmonia celestial existente no movimento dos planetas. No Brasil, no Estado do Amapá, foi encontrado um equipamento em pedra similar ao pré-histórico de Stonehenge da Inglaterra. Luiza Caires entrevistou o professor João Steiner para a coluna desta semana da Rádio USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.