Árvore mais antiga de São Paulo ganha clone no Parque Ibirapuera

Iniciativa resgata a história da figueira das Lágrimas, que resiste há mais de 300 anos no bairro do Sacomã

Por - Editorias: Atualidades, Rádio USP

A árvore mais antiga da cidade de São Paulo foi clonada. A figueira da Estrada das Lágrimas – a rua em que está localizada no bairro Sacomã -,  com mais de 300 anos de existência, faz parte da história da cidade. O pesquisador André Luiz Wendt dos Santos, do Laboratório de Biologia Celular de Plantas do Instituto de Biociências da USP, é um dos responsáveis pela clonagem.

A iniciativa faz parte do projeto pela revitalização da área em que a figueira está. O pesquisador explica que utilizaram a técnica da alporquia, além de aplicarem a estaquia e a micropropagação. “Na própria árvore a gente faz a remoção da parte superficial da casca, de um dos galhos, e colocamos substâncias que promovem a formação de raízes nesse galho”, afirma.

Para saber  detalhes, ouça a matéria acima.