Aquecimento global: a humanidade está com prazo de validade

Na avaliação de José Eli da Veiga, todo esforço feito até agora está muito aquém do necessário

 09/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/04/2017 as 12:06

 

Ouça a coluna “Sustentáculos” desta semana do professor José Eli da Veiga, com a repórter Cinderela Caldeira:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

.

Relatório do Programa Apollo Global para combater a mudança climática mostrou que, desde 1980, despencou de 11% para 4% a participação do conjunto dos projetos energéticos no orçamento global de pesquisa - Foto: Andrey Armyagov/Nasa
Relatório do Programa Apollo Global para combater a mudança climática mostrou que, desde 1980, despencou de 11% para 4% a participação do conjunto dos projetos energéticos no orçamento global de pesquisa – Foto: Andrey Armyagov/Nasa

Nas colunas  anteriores, que foram ao ar em novembro e dezembro do ano passado, o professor José Eli da Veiga abordou oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que estão disponíveis no site do Jornal da USP . Retomando o tema na primeira coluna deste ano, o professor fala sobre o sétimo dos ODS, que trata de energias renováveis.

Para o professor, o esforço feito até aqui para resolver o problema do aquecimento global está aquém do necessário. “É certeza que um dia a espécie humana se extinguirá, e há cenários que permitem vislumbrar uma aceleração. A primeira ameaça são os arsenais nucleares e a segunda é a elevação das temperaturas”, enfatiza.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.