Após 37 anos no poder, Robert Mugabe deixa presidência do Zimbábue

Inflação, desemprego e descontentamento político da população foram fundamentais no processo de saída de Mugabe

 28/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 30/11/2017 as 10:22
Por

Da luta pela independência a uma enorme crise política e financeira. Após 37 anos no poder, na terça-feira, dia 21 de novembro, Robert Mugabe deixou a presidência do Zimbábue.

Aos 93 anos de idade, Mugabe comandava o país desde 1980 como primeiro-ministro e, a partir de 1987, no cargo de presidente. Em meio a articulações para transferir o poder à sua esposa, grandes índices de desemprego e alta inflação,  a intervenção do exército foi peça chave para a  renúncia do ex-presidente.

Mesmo com cenário problemático, a figura de Mugabe é tratada com respeito por grande parte da população — muito por conta de sua importância para  a independência do Zimbábue.

Para debater o assunto e avaliar perspectivas para o futuro dos zimbabweanos, conversamos com  Antônio Gomes de Jesus Neto, especialista em Geografia Humana pela Universidade.

Ouça o áudio da entrevista acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.