Aplicativo auxilia gestão de arborização urbana

Ferramenta criada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas avalia condições internas e externas das árvores

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Vinte e um de setembro é o Dia Nacional da Árvore e, para a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Raquel Dias Amaral, são necessárias ações de conservação da arborização urbana. Ela explica que a Prefeitura de São Paulo diz que há 650 mil árvores na cidade; no entanto, é preciso também verificar o estado delas.

Foi nesse sentido que o IPT desenvolveu o aplicativo Arbio. A ferramenta primeiro avalia a condição externa da árvore (diâmetro, presença ou não de cupins ou fungos apodrecedores) e sua relação com fatores externos (distância de bueiros e postes), que podem influenciar em seu desenvolvimento saudável.

Além disso, há também a possibilidade de analisar as condições internas do ser vivo, verificando sua saúde.

Raquel Amaral explica que o Arbio pode ser utilizado para cadastro informatizado das árvores, promover planejamento da arborização de acordo com as necessidades do local e também compreender as causas de quedas de árvores. Ela também explica que a ferramenta não é vendida sozinha, mas é necessário um treinamento teórico e prático para sua utilização.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados