Tratamento da tuberculose faz muitos desistirem antes da cura total

Por ser longo, é comum pacientes deixarem o tratamento de lado, o que faz a doença ter grandes chances de reaparecer

 07/11/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

No segundo boletim Pílula Farmacêutica desta semana, o assunto é o tratamento e a cura da tuberculose. Apesar de ser totalmente curável, a tuberculose exige um tratamento longo, por isso é comum ver pacientes desistindo dos cuidados quando os sintomas desaparecem. Em casos como esses, a chance da doença reaparecer é muito grande.

O tratamento da doença é feito através de três diferentes medicamentos. O bacilo da tuberculose cresce dentro e fora das células de defesa do organismo, por isso, o uso de medicamentos e o tratamento prolongado são fundamentais para combater a doença.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.